Reciclagem de Plásticos


Quando devidamente recolhidos e processados, os plásticos podem ser valorizados,
quer em reciclagem, quer em recuperação energética.

A reciclagem de plásticos tem por isso um elevado potencial, quer em termos ambientais, quer em termos económicos. Daí a importância da sensibilização e da informação dos cidadãos, quer no que diz respeito aos hábitos de adesão à recolha selectiva, quer no reconhecimento de que, com materiais reciclados se produzem produtos de qualidade.

Assim, é importante incentivar os consumidores para reciclarem estes produtos, pelos ganhos ambientais que daí advêm. A reciclagem de embalagens, reduz o consumo de energia na fabricação dos produtos, a utilização de matérias-primas não renováveis, como o petróleo, e também os encargos com a remoção e tratamento dos resíduos sólidos urbanos.

Muitos dos consumidores continuam a não reciclar correctamente as embalagens de plástico, contaminando os outros produtos depositados nos contentores de recolha selectiva - Embalões - dos Ecopontos.
Por isso quando pretender reciclar embalagens verifique que estas se encontram limpas, vazias e, sempre que possível, espalmadas e sem tampa. Não coloque embalagens de diferentes materiais dentro de outras ou dentro de sacos atados, pois dificulta o trabalho dos operadores na triagem dos produtos. Lembre-se que o seu lixo vai ser separado por operadores e não coloque nos embalões produtos tóxicos, sujos ou objectos cortantes.

Uma correcta separação das embalagens em casa facilita a recolha e a triagem, contribuindo para um maior aproveitamento e valorização do plástico.