Em Casa
EDUCAçãO E LAZER
 

Ocupação dos Tempos Livres


O tempo livre dos filhos, entendido como tempo utilizado em actividades fora do horário do trabalho escolar, constitui, por si só, um problema para os pais de família. Essencialmente em definir a ocupação deste tempo e a escolha de actividades que o preencham.

Durante o período escolar, interessa-nos o tempo de que dispõem à tarde, depois de voltar a casa, e nos fins de semana. Nestes a preocupação será com certeza dirigida para objectivos de descanso e de convívio. Neste sentido, organizar saídas para o campo ou permitir que um dos filhos pratique alguma actividade desportiva, por exemplo. O importante é que as crianças compartilhem esta actividade com os seus irmãos ou com os seus amigos.

Podem, é sem dúvida, surgir problemas quando os filhos não podem sair de casa. Por exemplo nas chuvosas tardes de Inverno. Surgem sempre as mesmas ideias: "porque não brincas com o brinquedo que te oferecemos pelos teus anos?", ou "porque não vais ver televisão?". Mas é muito mais interessante proporcionar-lhes papéis coloridos, tesouras, plasticina, tintas, lápis de cores, etc., e um lugar onde possam utilizá-los, é provável que façam objectos engraçados e que lhe estimulem a criatividade.

Já nas férias é sempre conveniente que os filhos saibam que têm um tempo de férias idêntico ao dos seus pais, sejam duas ou três semanas, no qual podem dispor livremente do seu tempo e inclusivamente ajudar minimamente nas tarefas de casa. É óbvio que também é importante que aproveitem, de algum modo, o resto do tempo. Para os filhos mais velhos poderá arranjar-se-lhes algum emprego, estudar um idioma, participar nalguma actividade organizada que implique esforço. Os mais pequenos não podem aceitar tanta responsabilidade na maior parte dos casos mas convém estimulá-los e orientá-los para actividades que suponham um certo esforço e, em todo o caso, aumentar o número de encargos que podem ter em casa. Cabe aos pais permitir que os seus filhos façam coisas diferentes, para abrirem os horizontes e se tornarem independentes na realização das suas tarefas.

Fonte:http://educacao.aaldeia.net/tempolivredosfilhos.htm