Em Casa
EDUCAçãO E LAZER
 

Ver Televisão em Família


Especialistas em educação familiar defendem que se deve utilizar a televisão como um meio eficaz para a educação dos filhos. A televisão, utilizada com critério, pode ser um meio eficaz para a sua educação, porque ninguém mais quer o melhor para os filhos do que os pais. Portanto, são obrigados a utilizar a televisão como um meio, como tantos outros que estão ao seu alcance, para educar.

Alguns conselhos para beneficiar do potencial da televisão:
 
.
Tem de ensinar aos seus filhos que não se deve ''ver televisão'', mas sim ver programas de televisão. Assim pode revelar a capacidade de selecção e discriminação, que os habilitará a ver aquilo que lhes convém e a não ver aquilo que não lhes convém ver. Deve perguntar aos seus filhos: ''Que querem ver? '', e não: ''Querem ver televisão?''. 

. Uma boa maneira de pôr em prática a ideia anterior é não ter à mão o telecomando, o ''zapping'', ou o costume de mudar constantemente de canal, dado que isto é contrário ao critério de selecção que deve criar nos seus filhos para verem televisão.

. As crianças não devem ter televisão no seu quarto. Este costume incentiva o isolamento e provoca uma dependência da televisão que é contrária à vida de família. Deve ter presente que uma dependência desregrada da televisão impede a sua criatividade e o convívio familiar.

. É conveniente ter um horário pré-estabelecido para ver programas de televisão. Como todas as coisas, a televisão tem de ter ''o seu lugar'' na vida familiar, juntamente com outras actividades.

. Se for possível, é muito conveniente que os pais vejam televisão com os filhos. De maneira a poderem conhecer directamente os efeitos que os programas que vêem produzem neles.

. Os pais devem fazer esforços para procurar alternativas à televisão: desporto, visitas a museus e parques naturais, sessões de teatro, projecções de vídeos, fomentar conversas familiares, praticar acções solitárias, etc.

. Ver ou não ver televisão não deve ser para as crianças uma questão de prémio ou castigo.

. Os pais de família e educadores devem fazer compreender aos seus filhos que a televisão não é imprescindível nem é o único meio para ocuparem o seu tempo livre.
 
Fonte: http://educacao.aaldeia.net/tempolivredosfilhos.htm