Em Casa
EDUCAçãO E LAZER
 

Tempo para os mais Novos


Dedicar tempo aos filhos não é questão de tempo. É questão de ritos.
Criar laços.
Este é o segredo.
 
. Se todos os dias, antes de adormecer, contar ao seu filho uma história, ele sentir-se-á querido. São os ritos. São necessários.

. Brinque com os seus filhos, embora só o possa fazer um bocadinho de tempo em cada semana. Podemos pensar que um pequeno gosta de brincar porque é o próprio da idade. Mas é mais do que isso. As crianças gostam muito das pessoas que brincam com elas.

. Responda às suas intermináveis perguntas, ainda que , às vezes, o apanhe cansado e fique nervoso. Uma criança não pergunta tanto por saber as coisas - também por isso - mas, sobretudo, para se sentir importante perante quem lhe responde.

. Embora seja pequeno, peça-lhe que o ajude em alguma coisa, ainda que essa ajuda seja mínima e simples. Lembre-se que o carinho se consolida melhor quando as crianças se acostumam a dar, e não a receber tudo.

. Dê um beijo ao seu filho quando o vir pela manhã e quando se deita. Tão simples quanto isto.

. Convém fazer planos exclusivos para a família quando as crianças são pequenas. Pais e irmãos juntos, e mais ninguém. Para isso existem os domingos. O seu filho - embora não saiba exprimi-lo - deseja que chegue esse dia.

. Surpreenda-o, de vez em quando, com algo fora do habitual. Se nunca vai buscá-lo à escola, porque não pode, no dia em que puder vá.
 
Fonte: http://educacao.aaldeia.net/temponovos.htm