Gravidez


Os maiores incómodos da gestação relacionados com a nutrição são enjoos, vómitos, azia e prisão de ventre. Os enjoos e os vómitos são mais comuns durante o primeiro trimestre. Estes problemas quase nunca são graves do ponto de vista nutricional, mas podem ser bastante incómodos. Para os amenizar e combater existem algumas recomendações:

Vómitos e Enjoos

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Coma alimentos secos com amido, como bolachas, e dê preferência às de água e sal ou torradas;
. Não beba líquidos em excesso de manhã cedo ou quando sentir enjoos, mas compense este procedimento ao longo do dia.;
. Coma em pequenas quantidades e em várias porções a cada 2 ou 3 horas;
. Evite os movimentos bruscos e não se levante rapidamente;
. Diminua os alimentos ricos em gorduras e os fritos.;
. Mantenha o ambiente onde está bastante ventilado. O ar fresco ajuda a diminuir o enjoo;
. Se o seu enjoo é muito frequente, consuma alimentos frios e com pouco cheiro.

Azia

. Evite dormir ou deitar-se por longos períodos depois de comer;
. Evite os alimentos com muita gordura ou com exagerado tempero;
. Não beba muitos líquidos com a comida, para evitar o aumento do estômago.

Prisão de ventre

. Aumente o consumo de fibras e frutas;
. Evite o consumo de frutas que diminuem a quantidade de líquido das fezes, como a maçã e a pêra;
. A ingestão de líquidos aumenta a hidratação e o volume das mesmas;
. Exercícios regulares de natação, caminhada e hidroginástica tonificam o intestino e ajudam no seu funcionamento. Portanto, evite o sedentarismo.