O Desafio
“Uma chávena de café com um impacto positivo”
Aliada à missão de desenvolvimento sustentável, a Nespresso® definiu como meta até 2020 ter 100% capacidade de recolha das cápsulas de alumínio usadas, com o intuito de aumentar a taxa de reciclagem. Por outro lado, a preocupação ambiental teria que ser considerada na solução que se encontrasse.
Assim, dentro do projeto Recycling@home, a Nespresso® Portugal desafiou-nos a criar uma solução cómoda e conveniente, que facilitasse o processo de recolha das cápsulas, tendo em conta os compromissos sustentáveis da marca.
A Solução
Sem comprometer a qualidade, a fácil utilização, a impermiabilidade, a reciclabilidade e o seu propósito primário (saco para recolha de cápsulas), quisemos garantir uma solução ambientalmente sustentável. Para isso, selecionámos como matéria-prima o plástico “verde”, obtido a partir de fontes renováveis.
O plástico verde, ou polietileno verde (PE verde), é um plástico proveniente da cana-de-açúcar. Sendo de origem vegetal, a cana-de-açúcar vai absorver CO2 da atmosfera durante o seu crescimento, o que contribui para a redução de gases de efeito estufa, já que em vez de emitir, vai absorver o dióxido de carbono.
Após análise do ciclo de vida deste material, verificou-se que por cada kg de plástico verde, utilizado na produção deste saco, mais de 4,5 kg de CO2 deixam de ser emitidos para a atmosfera.
O desafio foi cumprido! A Nespresso® dispõe de um saco reciclável e impermeável para recolha de cápsulas, que contribui para a redução da pegada de carbono e uso de recursos fósseis!
Data de Publicação: 01 Jan 2016