O Desafio
Até 2010, eram consumidas globalmente cerca de 500 mil toneladas de película aderente em plástico PVC, um mercado liderado pelos Estados Unidos e Canadá (com 150 mil toneladas) e pela Europa (com 120 mil toneladas).
Em Portugal entre 2004 e 2009, foram geradas cerca de 2,95 milhões de toneladas de resíduos plásticos, um valor significativo e que para nós na Silvex, faz-nos tomar medidas para o seu abrandamento, dado o impacto ambiental.
Nenhuma empresa do setor, tinha conseguido fabricar película aderente biodegradável e era importante criar um produto que cumprisse as mesmas funcionalidades da película de PVC, mas feito a partir de fontes renováveis.
A Solução
O lançamento de uma película aderente 100% biodegradável e compostável, inédita em todo o Mundo.
A película biodegradável da Silvex é fabricada com matéria-prima designada Mater-Bi®, um material com origem em recursos renováveis, de origem agrícola europeia, sem organismos geneticamente modificados e polímeros biodegradáveis. Para além de permitir reduzir a emissão de CO2, ao usar esta matéria-prima, é possível reduzir o consumo de energia e de recursos não renováveis (derivados de petróleo).
Sendo compostável, no fim de ciclo de vida, esta película deve ser canalizada para centros de compostagem, completando um circulo virtuoso e sustentável.
Nos testes elaborados, a película biodegradável apresentou resultados muito positivos na conservação alimentar, mantendo os alimentos mais frescos por mais tempo, especialmente saladas, frutas e vegetais.
A película Bio pode ser utilizada em qualquer tipo de alimento, incluindo aqueles que têm elevado nível de acidez e teor de gordura (queijo, manteiga, produtos de charcutaria, entre outros).
Data de Publicação: 01 Jan 2011